← Voltar

Dicas Essenciais Para Seu Terminal do Linux 📚📚

Postado em
3 min de leitura

Introdução

7 dicas essensiais para quem está começando a trabalhar com o shell do linux! Use aproveite, repasse e abuse !

git

Tips 💡💡

  1. Execução de arquivo -> Então você deseja executar arquivos ou programas a partir do terminal? Verifique se o mesmo está marcado como executável. Caso contrário, consulte a Dica rápida nº 4 do post de dicas rápidas do terminal do linux.
  2. Precisa executar um arquivo no diretório atual após ser marcado como executável? O operador ./ pode executar o arquivo como um usuário normal, desde que você não precise de direitos de root. ./ significa literalmente “no diretório atual” para que não funcione em arquivos fora do diretório atual.
  3. Precisa executar um arquivo que não esteja no diretório atual? Você deve passar o caminho para o programa de execução adequado. Se é um programa python, é python /path/to/file.py e se é um arquivo shell, é sh /path/to/file como exemplo. É claro que existem outros programas, mas estes serão os mais comuns para iniciantes.
  4. Precisa executar um arquivo com direitos de root porque você recebeu uma operação não permitida? Prefixe o comando com sudo. Assim, no exemplo acima, sudo python /path/to/file executará o script com direitos de root.
  5. Precisa executar um programa GUI a partir do terminal? Basta digitar o nome do programa (diferencia maiúsculas de minúsculas!) E ele será iniciado. Isso tornará o terminal atual inutilizável. Fechar o terminal enquanto o programa estiver aberto matará o programa. Uma maneira melhor é colocar o programa em segundo plano, usando programname &, em seguida, digitando a palavra exit no terminal para fechá-lo e manter o processo em execução. ficando: `programname & exit`.
  6. Precisa executar um programa GUI com direitos de root no terminal? Prefixe-o com gksudo ou gksu e não sudo. Usar o sudo para iniciar aplicativos da GUI é um mau hábito e deve ser evitado!
  7. Não use o sudo simplesmente porque algo recebe “Operation not permitted”. Lembre-se do que você está fazendo, pois você pode absolutamente destruir os sistemas executando comandos no lugar errado com direitos de root. Este ponto não pode ser enfatizado o suficiente. Verifique se os arquivos são provenientes de fontes respeitáveis.

Fechamento

Não deixe de ver também dicas rápidas do terminal do linux é quase uma parte 2 desse post ! 😃😃😃

TutoriaisLinuxShellcommand promptTerminalDicas Linuxrootroot linux